AÇÕES DO PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO (MEC) EM SANTARÉM

sábado, 14 de abril de 2012

AÇÕES DE MOBILIZ AÇÃO



Surucuá cria Comitê de Mobilização Social


No sábado, 14/4/2012, estudantes do Ensino Médio Modular (EMM), assistidos pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém, professores, pais, gestores e comunitários reuniram na área de alimentação da EMEF São Benedito, em Surucuá, para a inscrição e cadastramento no Plano de Mobilização Social pela Educação, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), com objetivo de criar o Comitê de Mobilização Social de Surucuá, na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns (Resex), no rio Tapajós.
O Comitê cumpre os papeis de articular a implantação das ações do plano de mobilização, de mobilizar a sociedade pela valorização da educação e de expandir o movimento, por meio do alcance de outras localidades e pessoas.
Em Surucuá ele tem a participação de 24 membros, representantes dos diversos segmentos sociais da comunidade escolar, que se prontificaram em participar voluntariamente em ações de mobili-zação social pela Educação na região do rio Tapajós.
Afazeres - Entre as principais atribuições de um comitê temos: divulgar o Plano de Mobilização à sociedade; discutir estratégias de mobilização de famílias e comunidades; identificar novos mobilizado-res; monitorar e avaliar os resultados das ações do grupo de mobilizadores e discutir temas relacionados à melhoria dos indicadores educacionais.
Além disso, ele deve buscar estratégias para sensibilizar as famílias com a distribuição de materiais (cartilhas e outros), palestras em escolas, em instituições religiosas, em clubes, no próprio trabalho e em todas as oportunidades que envolvam a presença das famílias.
A gestora da escola "São Benedito", Alzerina Mélo, é a coordenadora do comitê.

Mobilizadores são cadastrados em Amorim


N
o sábado, 11 de agosto, um total de nove membros, entre pais e estudantes, da comunidade escolar do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), atendida na EMEF José de Melo Filho, na Comunidade de Amorim, no rio Tapajós, apresentaram seus nomes para serem cadastrados como mobilizadores sociais no Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE).
A ação de cadastramento foi promovida pelos educadores do SOME, destacados para cumprir o 2o módulo do ano letivo na comunidade.
Na ocasião foram distribuídas 150 cartilhas "Acompanhem a Vida Escolar dos seus Filhos" e 150 filipetas enviadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O ato pedagógico intitulado "Sábado cultural com a família na escola" foi desenvolvido de acordo com a programação abaixo:


Os mobilizadores cadastrados são: Arnaldo Pedroso Freitas, Ana Rosa Moraes de Oliveira, Adara Cibele Freitas Barroso, Niely Patrícia da Silva dos Santos, Marcos Antônio Vasconcelos Almeida, Luiziane Paz Lopes, Rosane Melo Freitas, Luzelina dos Santos Paz, Francisco Oliveira Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário